Com a entrevista ficámos a conhecer o contexto social em que a Instituição está inserida.
A Escola situa-se na freguesia da Pontinha que é uma espécie de vila e possui vários bairros, os alunos que a frequentam são provenientes desses mesmo bairros e ainda de outros limítrofes.
As famílias, no geral, são de nível sócio-económico médio. Existem alunos com bastantes dificuldades em que as únicas refeições que têm durante o dia são as que a Escola lhes dá e existem outros com um pouco menos de dificuldades.
Quanto ao pessoal da Escola, tanto no que respeita aos Docentes como aos Não Docentes, tem-se mantido ao longo dos anos, pois segundo a Coordenadora da Instituição permite uma certa estabilidade no trabalho e ambiente escolar.
O projecto curricular da Escola é comum ao das restantes escolas primárias pois respeita o currículo prescrito a nível Nacional mas no entanto, a Escola não estabelece de forma rígida a aquisição de competências, pois um aluno pode não ter adquirido, por exemplo, todas as competências do 2º ano mas transitará na mesma para o 3º ano, o importante é que no fim do 1º ciclo os alunos tenham adquirido todas as competências necessárias e alcançado todos os objectivos.
Relativamente ao projecto educativo, a Escola segue o projecto educativo do Agrupamento de Escolas, "aprender a viver juntos" e todos os anos desenvolve uma temática relacionada. Já foram trabalhados temas como a multi-culturalidade, alimentação, desenvolvimento sexual, regras de convivência, entre outros.
Por fim, quanto às necessidades e problemas educativos existentes na Instituição, a Coordenadora referiu a necessidade de se ocuparem os recreios de forma sã para que não hajam problemas entre os alunos, falou também do problema da obesidade e da necessidade de reforçar nos alunos a importância de fazerem refeições saudáveis, e, foi também referida a urgência de transmitir aos alunos as regras de convivência.
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