A fase de execução de um projecto é onde se implementam e executam as acções. Para tal, é essencial que todos os intervenientes tenham mecanismos próprios de controlo e acompanhamento das actividades. Os responsáveis pelo projecto devem exercer um forte controlo de modo a que as equipas não se desviem do plano inicial do projecto.
Quanto maior o envolvimento e participação de todos os intervenientes, melhores resultados terá a execução do projecto, e para que haja um maior envolvimento da parte de todos é necessário criar certas condições como a atribuição de tarefas e responsabilidades a cada pessoa envolvida, e a criação de mecanismos organizativos que dêem expressão orgânica à participação.
Para uma boa gestão de um projecto, não só as actividades devem ser desenvolvidas como previsto, como também se deve assegurar que os resultados são apurados à medida que são produzidos e que serão objecto de reflexão.
Para que um projecto educativo tenha sucesso é essencial realizar uma avaliação que siga todos os passos da elaboração do projecto. A avaliação deve estar presente ao longo de todo o processo, desde a fase de diagnóstico à fase de conclusão de projecto.
A fase de avaliação possui algumas funções como:
- De medida, onde se revela que a avaliação é um processo de acompanhamento e de interpretação dos resultados, e não apenas uma reunião dos mesmos;
- De utensílio, porque facilita a tomada de decisões ao racionalizá-las;
- Processo de formação, demonstrando assim o seu teor educativo e de aprendizagem;
- De democracia participativa, pois engloba um processo de reflexão após as decisões e resultados, a nível colectivo.
A avaliação possui diferentes modelos consoante as características do processo que está a acompanhar: a avaliação pela investigação; a avaliação pelos objectivos definidos anteriormente; a avaliação orientada para o contexto de decisão; a avaliação pela utilização, onde o avaliador tem o papel de colaborador; e a avaliação múltipla, que depende da diversidade de autores.
Fonte: GUERRA, I. S. (2002). Fundamentos e processos de uma sociologia da acção: o planeamento em Ciências Sociais. 2.ª ed. Cascais: Principia.
SERRANO, G. P. (2008). Elaboração de Projectos Sociais. Casos Práticos. Colecção Educação e Trabalho Social, n.º 7. Porto: Porto Editora.
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