terça-feira, 18 de outubro de 2011

O que é um e-portefólio ou portefólio digital?

De um modo geral, um e-portefólio consiste num sistema de informação baseado na internet que usa meios e serviços electrónicos. Nesta ferramenta o estudante constrói e mantém um arquivo de materiais que pode utilizar para demonstrar as suas competências e reflectir acerca da sua própria aprendizagem.

Um e-portefólio é um instrumento facilitador da mobilidade, transparência e reconhecimento das aprendizagens formais e informais realizadas ao longo da vida. Este instrumento tem diversos propósitos e é portanto possível distinguir três tipos: pessoal, profissional e de aprendizagem.

Um e-portefólio de tipo pessoal relaciona-se com a nossa vida em particular, e aspectos acerca da mesma, que podem ser publicados online. Este pode também ser utilizado como estratégia de formação e avaliação com colegas, professores e especialistas, e tendo em conta estas particularidades, um e-portefólio pode ser uma ferramenta também para desenvolvimento profissional.

Relativamente à educação, um e-portefólio de aprendizagem é uma selecção digital de trabalhos feitos por alunos ou formandos que apresentam provas de aprendizagem. A sua estrutura e organização permitem acompanhar o progresso e desempenho do seu autor através do registo de sucessos e dificuldades encontradas ao longo de um período de tempo determinado para a sua elaboração. O arquivo é realizado online e nele podem ser publicados resultados da aprendizagem, testemunhos e reflexões. Assim, é possível partilhar de forma mais simples o conhecimento entre comunidades e favorecer a recolha de feedback dos colegas e professores.

Muito à semelhança de um portefólio tradicional, um e-portefólio possui um grande valor pedagógico. A sua construção permite descrever e documentar diversas capacidades e competências dos formandos. Com este registo do processo de aprendizagem é então possível conhecer o ponto de partida do formando, as aprendizagens que já realizou e as que ainda lhe faltam adquirir.

No domínio da avaliação, um e-portefólio privilegia a avaliação formativa. O formando é um participante activo na avaliação e ao longo do processo de construção deve reflectis sobre os materiais seleccionados e explicar as razões das suas opções. Na reflexão devem ser abordados os pontos fortes e fracos do processo de aprendizagem efectuado e os progressos verificados.

Fonte: Lúcio, J. (2007). relatório - eportefólio. Obtido em 16 de Outubro de 2011, de e-portefólio: http://liveeducation.wordpress.com/

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