quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O que é um Projecto/ Projecto Educativo?

Um projecto pode ser considerado um plano de acção, intenção, desígnio, intento, programa, projéctil, roteiro, empresa, esboço, lançamento, fundamentando, assim, a existência de projecto de vida, projecto de viagem, projecto de acção, projecto de orçamento, projecto de intervenção, projecto de uma casa, projecto de desenvolvimento económico, projecto urbanístico, projecto político, projecto educativo, entre outros.

No campo da educação é possível outro tipo de projectos como: projecto educativo de escola, projecto tecnológico, área de projecto, projecto curricular de escola, projecto curricular de turma, do projecto (que estamos a desenvolver), metodologia de projecto (que servirá de orientação, do projecto que desejamos vir a desenvolver), etc.

Em todos estes tipos de projecto os professores e alunos enfrentam uma situação ou um problema.

O conceito de projecto tem a ver com um trabalho que se elabora em conjunto, progredindo com contribuições e actividades diversificadas.
Este conceito está também associado a:

  • Concepções de formação e educação 
  • Ao reconhecimento do envolvimento dos alunos e professores nos processos de construção de saberes significativos e funcionais
  • Ao reconhecimento de que a qualidade do ensino e a capacidade de corresponder aos problemas do dia-a-dia passa pelo envolvimento das escolas e dos seus agentes em planos que trabalhem esses problemas 

Um projecto trata-se de um estudo em profundidade, um plano de acção acerca de uma situação, um problema ou um tema. Distingue-se de uma actividade tradicional e isolada de ensino-aprendizagem pelo sentido que possui, pela intencionalidade que o orienta, pela organização que pressupõe, pelo tempo de realização que o acompanha e pelos efeitos que produz. O projecto envolve uma articulação entre intenções e acções, entre teoria e prática, organizada num plano que estrutura essas acções.

O tempo de duração é uma característica que distingue um projecto de uma simples actividade. As acções através das quais ele se concretiza prolongam-se, por um período de tempo alongado pois é necessário: negociar objectivos, elaborar o plano, definir modos de acção e de pesquisa, construir instrumentos de recolha de dados, inventariar recursos, calendarizar acções, recolher e tratar esses dados, reflectir sobre os percursos do projecto e sobre os efeitos por ele gerados, organizar a informação e divulgá-la.

Um projecto possui diversas dimensões e, pressupõe, portanto, a clarificação das intenções que o orientam e o justificam (projecto visado), a concepção do plano que o organiza (projecto-plano), a acção que o irá concretizar (projecto-processo) e que permite produzir efeitos (projecto produto) que melhorem a situação presente que esteve na sua origem.

Sendo um projecto uma ideia para uma transformação de uma determinada realidade ou de um problema e a concretização dessa ideia, ele deve conduzir a essa transformação da situação ou do problema.

Fonte: Cortesão, L., Leite, C. e Pacheco, J.A. (2002). Trabalhar por Projectos em Educação. Uma inovação interessante?. Porto: Porto Editora.

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