domingo, 11 de dezembro de 2011

Teste de Diagnóstico - Exemplar

Depois de várias versões teste, finalmente acabámos e temos a versão final do teste de diagnostico.


O primeiro exercício terá um conjunto de questões:

1 - Responde a algumas questões acerca da importância da alimentação e dos hábitos alimentares.
1.1  Porque é que devemos alimentar-nos?
1.2  Gostas de comer fruta? Qual é a tua fruta preferida?
1.3  O que é que gostas mais de comer: verduras (hortaliça, alface, couve…) ou legumes (feijão, ervilhas, favas…)?
1.4 Como é uma alimentação saudável?
1.5  O que deves comer para seres saudável?
1.6  Que alimentos costumas comer no teu dia-a-dia?

No segundo exercício os alunos terão uma série de frases para analisar:

2 - Assinala com E os erros alimentares e com R as regras de uma boa alimentação.
a)         Comer devagar, tendo o cuidado de mastigar bem os alimentos.
b)        Evitar os alimentos fritos.
c)         Consumir grande quantidade de alimentos açucarados.
d)        Consumir em quantidade insuficiente alimentos ricos em fibras.
e)         Fazer cerca de cinco a seis refeições por dia.
f)         Comer grandes quantidades de alimentos numa só refeição.
g)        Consumir em abundância alimentos com aditivos, com excesso de sal ou gordura.
h)        Rejeitar as partículas queimadas dos grelhados, assados ou fritos.
i)          Tomar sempre o pequeno-almoço ao levantar.


No terceiro exercício terão novamente um conjunto de questões, mas desta vez sobre o tema dos nutrientes:



3 - Responde a algumas questões acerca do tema dos nutrientes.
3.1 Distingue alimento de nutriente.
3.2 Quais os tipos de nutrientes que conheces?
3.3 Que nutrientes predominam:
a) no bife?                           
b) na batata?                        
c) na alface?

No quarto exercício os alunos terão de distinguir os diferentes grupos da pirâmide alimentar:

4 - Escreve o nome de cada grupo da pirâmide alimentar no seu respectivo lugar.           


No quinto exercício, os alunos terão de encontrar, numa sopa de letras, oito alimentos saudáveis, na sopa estão também presentes alguns alimentos menos saudáveis:

5 – Encontra os oito alimentos saudáveis escondidos nesta sopa de letras.



Por fim, o sexto exercício é reservado às cores da alimentação:

6 - Desenha um alimento que consideres corresponder à categoria assinalada.


No dia 13, terça feira, iremos à escola distribuir os testes às professoras de cada turma, para que os seus alunos os preencham.

Sem comentários:

Enviar um comentário