quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Guião dos Jogos

Este é o guião dos jogos que iremos realizar nas "actividades em sala de aula e "actividades ao ar livre":

Actividades em sala de aula

Jogo 1


Fichas com diversos jogos:

  • Sopa de Letras – Procurar os nutrientes escondidos.
  • Questões sobre as funções dos nutrientes
  • Palavras Cruzadas – respostas sobre os benefícios do Nutrientes, as suas funções e os diferentes tipos.

Recursos

  • Fotocópias
  • Canetas

Jogo 2

Jogo de tabuleiro, onde o peão avança se responder correctamente às questões sobre a temática dos “Nutrientes”.
O primeiro grupo a chegar à meta ganha, pois será aquele que responderá acertadamente ao maior número de questões.

Recursos

  • Cartolinas
  • Peões

Jogo 3

Jogo de escolha múltipla que envolve a temática das funções dos nutrientes em cada alimento.
Um elemento de cada grupo deverá deslocar-se ao quadro interactivo e seleccionar as funções que considera pertencer a cada alimento.
O grupo com maior número de respostas correctas ganha.

Recursos

  • Computador
  • Projector
  • Quadro interactivo


Actividades ao Ar Livre

Jogo 1

Cada grupo encontra-se em fila indiana, junto à parede. Quando questionados acerca de qualquer tema, os alunos que se situam à frente dos colegas, e souberem a resposta certa, terão de correr e chegar à outra parede paralela, os que não souberem ou não quiserem arriscar responder poderão permanecer no seu lugar. O primeiro a chegar terá a oportunidade de responder à questão, se o fizer acertadamente, o grupo ganha um ponto. De seguida, todos os alunos que se deslocaram até à parede paralela deverão regressar ao seu grupo e situar-se no final da fila.
A actividade repete-se até que um dos grupos obtiver 10 pontos.

Jogo 2

A Turma, repartida em grupos, terá à sua disposição uma caixa com 25 imagens de alimentos. Cada grupo, na sua vez de jogar, terá de escolher um dos alimentos, e colocá-lo num local predefinido e, em seguida colar, dentro da imagem do alimento, os nutrientes que considera existirem no mesmo.
O jogo acaba quando não existirem mais alimentos, e o grupo vencedor será o que corresponder acertadamente ao maior número de nutrientes ao seu respectivo alimento.

Recursos

  • Cartolinas
  • “Bostik”
  • Velcro
  • Caixa
  • Apito

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