sexta-feira, 6 de abril de 2012

1ª Sessão de Cinema - Professora C

O grupo de trabalho chegou à sala por volta das 13h para preparar os recursos a utilizar. Quando tocou para a entrada às 13h15 os alunos começaram a entrar na sala e a dirigir-se aos seus lugares. Poucos minutos depois entrou a professora, dirigimo-nos a ela para lhe entregarmos o guião com o programa da sessão e a mesma pôs-nos à vontade para começarmos.
A sessão teve início às 13h20:
Em primeiro lugar apresentámo-nos aos alunos, explicámos o que se ia passar durante a aula e também nas próximas intervenções e relembrámo-los dos testes de diagnóstico outrora realizados, para que soubessem que se tratava do mesmo projeto e estabelecessem uma relação entre as atividades já realizadas e ainda a realizar com o objetivo de perceberem a finalidade do projeto que nos encontramos a desenvolver com eles.
Em seguida, foi lançada uma pergunta à turma: “O que é a Alimentação Saudável?”. Esta questão teve como objetivo perceber de um modo geral o conhecimento dos alunos relativamente ao tema da alimentação saudável. Obtivemos 3 ou 4 respostas que iam todas basicamente no mesmo sentido, de que uma alimentação saudável consiste numa dieta equilibrada em que se ingerem alimentos saudáveis e onde se come um pouco de tudo o que consta na Roda dos Alimentos.
Iniciámos a visualização dos vídeos com o vídeo sobre as Carnes e Gorduras. 
Na discussão sobre o mesmo, questionámos os alunos sobre que carnes ingerem habitualmente. O frango e alguns peixes como a pescada e o salmão foram referidos bastantes vezes, embora a carne de porco e de vaca também. O grupo de trabalho reforçou a ideia de que se deve dar preferência às carnes brancas por terem um baixo teor de gorduras e colesterol.
Relativamente às gorduras, os alunos referiram que usam o azeite para temperar a comida e as saladas e que também colocam manteiga no pão. O grupo de trabalho referiu as batatas fritas e todos os alunos no geral afirmaram gostar muito e preferirem esse acompanhamento aos outros possíveis.
Após a visualização do vídeo sobre os cereais e os legumes, seguiu-se a discussão sobre os hábitos alimentares dos alunos relativamente aos mesmos. No caso dos legumes, houveram bastantes respostas a favor do seu consumo, quase todos os alunos afirmaram comer saladas e outros ainda apontaram alguns legumes da sua preferência como os brócolos e até mesmo as couves de bruxelas. E mesmo no caso dos alunos que não apreciam legumes, estes ainda assim, acabavam por ingeri-los nas sopas.
Quanto aos cereais, na generalidade, todos os alunos comem pão ou cereais (Chocapic, Estrelitas, etc.) ao pequeno-almoço ou ao lanche e também consomem arroz e massas.
O vídeo das frutas referia apenas o pêssego, o melão e a melancia mas servia como mote para todas as frutas. Após a visualização do vídeo, o grupo de trabalho questionou os alunos sobre o seu gosto relativamente à fruta. Todos afirmaram gostar e comer durante o dia, quanto às preferências, eram muito variados, indo desde os morangos e kiwi até ao limão. O grupo reforçou a importância do consumo da fruta no geral e aconselhou a ingestão de batidos e sumos naturais.
Em seguida foi apresentado o vídeo sobre a Água. Todos os alunos levam diariamente na sua mochila, para as aulas, uma garrafa pequena com água, mas nem todos a bebem. O vídeo recomenda a ingestão de no mínimo 6 copos de água por dia. Houveram alunos que afirmaram beber mais do que os 6, mas houve, no entanto, uma aluna que confessou praticamente não beber água porque não sente sede. Quando questionados sobre o que bebem às refeições, os alunos afirmam ingerir mais sumos do que água.
O vídeo seguinte foi sobre algumas regras importantes da alimentação. Neste tema o grupo de trabalho questionou os alunos sobre a rapidez com que comem durante o almoço no refeitório escolar, de modo a perceber até que ponto respeitam algumas regras importantes. Houve uma grande percentagem de alunos que confessou comer demasiado rápido e sem mastigar devidamente, para poder ir mais rápido ao recreio. Outros ainda afirmaram que em casa, por vezes comem deitados na cama a ver televisão ou sentados ao computador.
O grupo de trabalho aproveitou para abordar também, de forma sucinta o tema da obesidade referindo que a ingestão de açúcares em demasia pode levar ao excesso de peso, bem como a ingestão de muito sal e gorduras. Perguntámos aos alunos com que frequência consomem “fast-food”. Houveram respostas muito diferentes, enquanto um aluno afirmou comer hambúrgueres ou pizza quase todas as semanas, outro afirmou só ingerir este tipo de comida uma vez por ano, no seu aniversário.
O último vídeo foi sobre o chocolate. Serviu para demonstrar que o mesmo apesar de ser rico em açúcares, pode ter os seus benefícios, quando ingerido com moderação, nomeadamente a nível da memória e concentração, sendo deste modo útil, principalmente para quem estuda.
No seguimento deste último vídeo, foram distribuídos aos alunos e à professora um mini-chocolate. Houve um aluno que não podia comer chocolate, e ao qual foram entregues duas mini gomas.
Foi então encerrada a sessão às 14h.

Esta sessão em certos momentos foi um pouco complicada pois os alunos, apesar dos pedidos por parte do grupo de trabalho e da professora, não participavam de forma ordeira, querendo falar todos ao mesmo tempo.
Contamos também com a participação da Coordenadora Teresa que durante cerca de 5 minutos assistiu à sessão e tirou fotos.
Esta foi também a única turma em que o grupo de trabalho conseguiu tirar algumas fotos para ilustrar o relatório de projeto.
À exceção de alguma desordem por parte dos alunos durante as discussões dos vídeos e de um aluno que se ria sempre alto durante a visualização dos mesmos, o grupo de trabalho considera que a sessão correu bem e que os objetivos propostos foram alcançados.  

Sem comentários:

Enviar um comentário