Esta sessão iniciou-se apenas cinco minutos mais tarde que o previsto (12h00), devido ao tempo gasto na sessão anterior.
Como o guião para todas as turmas é o mesmo, esta sessão acabou por se revelar bastante parecida à primeira, sendo que as perguntas foram sempre as mesmas, os debates e conversas abordavam os mesmos assuntos, e as idas ao quadro pelos alunos tinham a mesma finalidade que as anteriores.
Ainda assim, aconteceram algumas situações e respostas diferenciadas da turma anterior. Por exemplo, quando questionados sobre os nutrientes, a maioria dos alunos não possuía qualquer conhecimento sobre o tema, sendo que apenas relacionava com a alimentação saudável, o que deixou a professora responsável um pouco admirada, pois, como referiu, “já falámos um pouco disso no segundo ano!”. Alguns alunos tiveram dificuldade até a diferenciar um alimento de um nutriente, pois diziam que “uma vitamina é um alimento”, ou até que o leite era “um nutriente”.
Em relação às funções dos nutrientes, as respostas também não foram as melhores, pois os alunos desconheciam, quase por completo, as funções, revelando apenas que os nutrientes “dão energia”. Revelou-se também uma complicação, explicar porque certos nutrientes tinham algumas funções, e outros tinham outras funções.
No que diz respeito aos jogos interativos, ambos correram da melhor forma, pois os alunos participaram bastante, e o grupo sentiu que, os conhecimentos que faltavam, pelo menos ficaram um pouco mais na lembrança dos alunos. Deste modo, os alunos divertiram-se, participaram e aprenderam muito mais facilmente. Alguns até perguntaram se era possível disponibilizar os jogos na escola, para poderem jogar mais tarde.
O único assunto em que esta turma se sentiu mais segura a discutir, relaciona-se com a roda dos alimentos. Outras matérias, como a diferença entre “macronutrientes” e “micronutrientes”, e o significado de “superalimentação” eram um “território” completamente novo para eles.
A sessão terminou à hora de almoço, por volta das 13h00. Concluindo, foi uma sessão que correu bastante bem, apesar de a turma desconhecer por completo a maior parte dos temas abordados, o que constitui um desafio para o grupo de trabalho.
3ª Exposição Oral - Professora C
A terceira sessão, foi totalmente idêntica às duas primeiras, pois o guião seguido foi o mesmo.
A sessão teve início após o almoço dos alunos, às 13h15. Os alunos começaram a chegar em grupos, seguidos pela professora. Muitos foram à casa de banho, e outros demoraram muito tempo a acalmarem-se do intervalo, o que fez com que a sessão começasse para lá das 13h20. De todos os temas abordados, a roda dos alimentos foi aquele que, mais uma vez, era do conhecimento geral da turma. O grupo de trabalho sentiu que os alunos já tinham algum conhecimento prévio sobre os temas, pois as respostas dadas não eram tão vagas como da turma atrás apresentada.
A sessão terminou às 14h15.
Depois de um início atribulado, a turma revelou-se bastante participativa e respeitadora, o que facilitou todo o decorrer da sessão.
Mais uma vez, foi pedido à professora que dê-se autorização para tirar algumas fotografias, apenas com o intuito ilustrativo da sessão.
Sem comentários:
Enviar um comentário