sábado, 7 de abril de 2012

Aprendizagens decorrentes da leitura da tese de mestrado

Ao ler e analisar a tese de mestrado deparei-me com o importante fato de na mesma apenas constarem as fases de diagnóstico e planificação. O autor apenas fez o diagnóstico do seu projeto e planificou todos os passos das fases de execução e avaliação mas sem referir, particularmente, a sua realização. 

Tendo em conta a fase em que me encontro na realização do meu projeto, penso que a análise de uma tese em que constassem todas as fases me teria proporcionado uma aprendizagem bastante mais rica, do ponto de vista em que eu poderia aplicar esses conhecimentos presentemente, na fase de execução e futuramente na fase da realização da avaliação.

Através da leitura desta tese consegui perceber que o modo como a mesma está estruturada é bastante semelhante ao relatório de projeto que o meu grupo de trabalho tem vindo a desenvolver, pelo que também não acrescentei aprendizagens significativas nas duas 1ªs fases de elaboração do relatório.

Em termos da metodologia também não adquiri aprendizagens significativas, na medida em que a presente tese carece de conteúdos a nível da metodologia. O autor apenas inclui no enquadramento teórico a história da Educação e Formação de Adultos (EFA) e refere o processo RVCC e a sua aplicação em Portugal, não tendo portanto qualquer conteúdo referente à metodologia.
Ao longo das fases iniciais do projeto, o autor realiza entrevistas e análises documentais, e planifica ainda a realização de questionários na fase de avaliação, mas não tem qualquer capitulo em que descreva teoricamente de que se trata uma entrevista, um questionário, etc.

Posso acrescentar que as aprendizagens que adquiri ao ler e analisar esta tese foram mais ao nível do processo RVCC e da história da Educação e Formação de Adultos.

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