terça-feira, 22 de maio de 2012

1ª Atividade ao Ar Livre - Professora A


O grupo de trabalho chegou à sala às 9h25. Foi muito bem recebido pela professora da turma, que nos recebeu e apresentou à turma. Neste momento, os alunos estavam a fazer um jogo no quadro com conteúdos matemáticos, sendo que, até às 9h35, um dos membros do grupo deslocou-se ao exterior e começou a delimitar e preparar o espaço onde iria decorrer o jogo. Assim que os alunos começaram a chegar, o grupo explicou as regras do primeiro jogo e perguntou se havia dúvidas. Como ninguém respondeu, os mediadores deram início à atividade, que consistia num jogo de perguntas e respostas, com o objectivo de responder acertadamente ao maior número de questões. Assim sendo, e após formarem as filas indianas, o jogo teve início por volta das 9h45. Antes do jogo, nenhum conteúdo foi abordado, pois a grande finalidade desta atividade era a perceção, por parte dos mediadores, dos conhecimentos apropriados pelo grupo durante todas as sessões deste projeto. 

Durante este jogo, foram feitas perguntas sobre todos os conteúdos abordados, desde a “Roda dos Alimentos”, até às funções dos nutrientes, passando por conceitos como a superalimentação e os macro e micronutrientes. Uma das elações que se pode fazer, é que, realmente, foram feitas bastantes aprendizagens pelos alunos, durante o projeto, pois foram raros os casos em que alguma criança não soube responder, ou, pelo menos, se lembrar de qualquer elemento relacionado com a questão. Perguntas como “Digam um alimento com…Vitaminas” ou “…Minerais…” ou “…Fibras….”, “O que se deve comer em maior quantidade?”, “Diz uma função dos nutrientes” ou relacionadas com a roda dos alimentos foram respondidas com a maior das facilidades, sendo que, muitas crianças respondiam, quase, de forma automática a resposta correta. Sempre que se deparam com questões que consideram mais difíceis, como “O que é uma superalimentação?” ou “O feijão-frade pertence ao grupo das Leguminosas?”, o grupo demonstrava um grande espirito de equipa, pois entreajudava-se, sendo que, geralmente, havia sempre algum menino que sabia a resposta correcta.

Durante este jogo, os alunos portaram-se muito bem, nunca tendo sido malcriados ou agressivos, tanto para os colegas de grupo, como para os mediadores, pois mesmo em competição demonstravam ser amigos e companheiros uns dos outros.

Finalizado este jogo, e por volta das 10h10, deu-se início ao segundo e último jogo do projeto. Aqui era pretendido que, cada criança de cada grupo retira-se, de uma caixa, um alimento à escolha, e que o prende-se, através de velcro, a uma das cartolinas que se encontrava colada à parede, fazendo a correspondência entre o alimento escolhido, e um dos nutrientes que o qual reúne. Esta atividade revelou-se ligeiramente mais complicada que a anterior, pois, algumas crianças demoraram um pouco mais a relacionar os alimentos escolhidos, com os nutrientes que possuem. Uma das razões para o sucedido, poderá ser a pressão do grupo, pois, apesar de ser uma competição saudável, nenhum colega queria deixar o seu grupo perder o jogo. 

Esta atividade foi um sucesso pois, primeiro, apenas três ou quatro meninos tiveram grandes dúvidas sobre o seu alimento, por exemplo, no caso de alimentos como a beringela ou o açúcar; segundo, os alunos demonstraram-se, ao longo de todo o jogo, eufóticos e entusiasmados, querendo sempre responder e participar; e terceiro, o grupo sentiu que, o à-vontade das crianças sobre os conteúdos fizera com que as crianças quisessem participar, revelando que o projeto fez efeito, e que a maioria dos alunos apropriou os conteúdos.  

Antes das despedidas, o grupo distribuiu um folheto com todos os conteúdos temáticos abordados durante o projeto educativo. As crianças demonstraram-se alegres, por receberem a lembrança, mas tristes pelo final dos jogos educativos. Algumas referiram que iriam colocar o folheto no frigorífico, outras disseram que iam ler aos pais, outras ainda aos avós. Alguns meninos pediram um abraço aos mediadores. Antes da última sessão, que se iria realizar pouco depois na sala de aula, a professora agradeceu a nossa presença, e foi marcada a data para a entrevista, como objetivo de classificar e analisar o projeto educativo, bem como os conteúdos abordados e os mediadores.

Esta sessão terminou, exatamente, às 10h20, o que potenciou a realização da última sessão antes do recreio.

Sem comentários:

Enviar um comentário