quinta-feira, 24 de maio de 2012

Entrevista de Avaliação - Professora C


        A entrevista à Professora Miquelina, responsável por uma turma do 4º ano do Agrupamento de Escolas Mello Falcão, foi realizada no dia 23 de Maio por volta das 16h30 e durou cerca de sete minutos. A mesma revelou-se bastante importante para classificar e analisar o percurso e sucesso do projeto educativo de intervenção “Mediação de atividades para uma alimentação saudavel: A importancia dos nutrientes”. 

Para caracterizar o projeto, a professora utilizou expressões como interessante, pertinente e bem estruturado, pois, como a própria afirma, (…) é um projeto interessante, para o primeiro ciclo, porque é um tema que eles trabalham no primeiro ciclo, no Estudo do meio. Desta forma, percebe-se que um projeto deste tipo é mais que fundamental, pois, não só serve para ensinar as crianças sobre os benefícios de uma alimentação saudável, mas também para consolidar conhecimentos e aprendizagens. A pertinência deste projeto observa-se em duas áreas diferentes onde, primeiro, aparece enquanto obstáculo ao crescente número de crianças obesas em território nacional, pois, como refere a entrevistada, já há crianças com obesidade no primeiro ciclo e tenho aqui já algumas crianças a fazerem dietas, porque já têm tendência para a obesidade, pelo menos dois meninos. Em segundo lugar, caracteriza-se enquanto um reforço ao esforço que o Governo português tem feito para combater este flagelo, tanto através do controlo das refeições e ementas escolares, com o Decreto-Lei n.º 55/2009 de 2 de Março, que estabelece o regime jurídico aplicável à atribuição e ao funcionamento dos apoios no âmbito da ação social escolar; como à iniciativa de Regime de Fruta Escolar (RFE), que tem como objetivo reforçar as práticas de alimentação saudável e combater os lanches de fraca qualidade alimentar. Esta preocupação do Governo para com as nossas crianças é analisada pela entrevistada, quando a própria diz que, a obesidade infantil não traz só problemas para o individuo em questão, mas também traz gastos para o país, gastos nos hospitais.

No que diz respeito à estruturação e implementação das atividades, a professora considera-as como variadas, referindo que (…) houve uma sequência (…) estava do mais fácil para o mais difícil. Desta forma, os mediadores conseguiram com que as crianças nunca desanimassem, pois foram atividades variadas, com diferentes materiais (…) e isso cativou os miúdos. A entrevistada refere a importância de atividades variadas para cativar os alunos, pois, como indica, quando é sempre o mesmo material, é um bocadinho mais desinteressante.

Com o objetivo de fiabilizar os conteúdos e temáticas abordadas no projeto, o grupo estudou e analisou livros e documentos oficiais atuais sobre os diversos temas, temas estes que a professora considera que os alunos aprenderam tudo (… ) aprenderam sobre a roda dos alimentos, regras de boa alimentação, de higiene e saúde.

A necessidade em englobar os pais no trabalho feito pela escola para combater os vícios de má alimentação dos alunos, e assim trabalhar em conjunto, fez com que os mediadores construíssem um folheto que resumisse todos os conteúdos falados no projeto, para que as crianças pudessem mostrar aos pais e discutir com eles sobre os mesmos. O sucesso desta iniciativa dos folhetos é analisado pela entrevistada, que indica depois também foi bom, vocês (…) no fim fazerem um resumo daquilo que ensinaram, e fazerem aquele folheto com o resumo da matéria que vocês ensinaram, e do principal. No fundo fizeram um apanhado do principal, para ficar ali resumido, e para eles reterem melhor.

Tendo em conta que a melhor maneira de chegar às crianças com estes conteúdos, seria através de mediação escolar, que difere de uma formação, pois um mediador utiliza outra forma de abordar os assuntos e de se relacionar com o outro, utilizando o método de facilitação, pois a facilitação é um método utilizado para assistir e apoiar processos de participação, discussão e decisão em grupo (Schiefer, 2006: 15). Assim sendo, e tendo o grupo de trabalho tomado o papel de mediadores escolares, a entrevistada considera que os alunos gostaram desta interação, pois refere que os mediadores tiveram um bom relacionamento com as crianças, tiveram uma linguagem acessível, conseguiram chegar até eles, sendo que, até os meninos com dificuldades de aprendizagem e hiperatividade conseguiram seguir as diversas atividades, pois como indica, mas acho que mesmo assim, esses que se dispersaram um bocado foram chamados à atenção e conseguiram apanhar.

Para concluir, e explicando o impacto do projeto nos seus alunos, a professora refere que (…) acho que foi tudo bom, que correu bem (…) foi uma experiência positiva para os miúdos, e foi tudo bom, até porque alguns conteúdos não são novidade, e outros aparecerão no próximo ciclo, por isso é bom ficarem com nomes novos e com aquisições novas.

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