O grupo de trabalho chegou à sala de aula por volta das 08.40. Assim que chegou, começou a preparar a sessão e a ligar todos os aparelhos eletrónicos necessários. Quando tocou às 9h00, os alunos começaram a chegar, e a sentarem-se nos seus lugares. Visivelmente eufóricos, comentavam entre si sobre os mediadores, e sobre o segundo jogo planeado, preso ao quadro. Assim que a professora substituta chegou, e ainda antes de cumprimentar o grupo de trabalho, pediu silêncio e ordem na sala. Após cumprimentar o grupo, ajudou a ligar o retroprojetor, e deu autorização para o início da sessão.
A sessão teve início às 9h10. A partir dessa hora, o grupo tomou por completo a autoridade da sala de aula. Depois de explicar a razão para estarem com os alunos, e relembrarem-nos de alguns conceitos explicados na sessão anterior, o grupo começou a distribuir a primeira atividade, que consistia numa ficha com vários jogos educativos e perguntas, para perceber as aprendizagens efetuadas pelos alunos. Durante os quase trinta e cinco minutos que a atividade demorou, cada mediador rodeava os alunos e respondia a dúvidas que os mesmos tinham. O à-vontade e a relação de confiança da turma para com o grupo de trabalho fez com que todos os alunos chamassem os mediadores, muitas vezes, mesmo não tendo dúvidas, apenas para conversarem sobre qualquer trivialidade.
De seguida, e após a recolha de todas as fichas, o grupo iniciou a segunda atividade. Para isso, e após discutir com a professora a melhor forma, o grupo de trabalho pediu à turma que se dividisse em duas partes. Sendo três filas de carteiras, a do meio ficou divida, sendo que os alunos da frente faziam parte do grupo à esquerda, e os do fim, da direita. Após a escolha dos peões para cada grupo, estes tinham de responder a questões diversas para andarem de casa em casa, e assim, ganharem o jogo. Das várias perguntas feitas, como “Digam uma regra de boa alimentação”, “Digam um nutriente” ou “Qual a diferença entre macro e micronutrientes?”, o grupo considera que sentiu que os alunos tinham mais dificuldade em responder nos temas da “Superalimentação” e na relação entre os diversos nutrientes e as suas funções, sendo que, quando questionados com a pergunta “O que é uma superalimentação?”, as respostas que mais se ouviram foram “É uma alimentação saudável!”, “É comer bem!”, ou “É comer o que está na roda dos alimentos.” Em relação ao outro tópico em que tiveram mais dificuldade em responder, os alunos da turma deram respostas como “È a função energética, não é?”, ou “Todas!”, Revelando que não se sentiam muito preparados para responder a este tipo de questões. Ainda assim, nas perguntas sobre a composição da roda dos alimentos, os nutrientes em cada alimento, ou regras de boa alimentação, os alunos não demonstravam quaisquer dúvidas sobre o tema, revelando que, nesta parte da matéria, estavam à-vontade para responder, pois sabiam bem estes conteúdos. Durante este jogo, os alunos demonstravam-se bastante descontraídos e competitivos entre si, ajudavam os colegas a responder, e torciam por outros, com o objetivo da vitória do jogo. Quando terminou esta atividade, o grupo que perdeu demonstrou-se desanimado, pois a equipa adversária tinha ganhado, e como prémio, iriam iniciar o próximo jogo educativo.
Assim que o grupo de trabalho deu inicio ao terceiro e último jogo educativo, a turma estava calma e descontraída, sendo que os colegas já falavam entre si calmamente, sem terem criado inimizades após a finalização do jogo anterior. Este terceiro jogo também consistia em perguntas aos alunos, mas desta vez, com várias opções de escolha, em que cada aluno deveria selecionar a que acha-se correta, no quadro interativo. Dez perguntas foram feitas aos alunos, como “A fruta é rica em…Prótidos, Lípidos ou Vitaminas?” ou “Qual destes alimentos é uma leguminosa? Alface, Feijão ou Uva?”. Na maioria dos casos, os alunos conseguiam responder bastante bem às questões, sendo que, das poucas questões que proporcionaram algumas dificuldades, destaca-se, outra vez, “O que é uma superalimentação?” e “A roda dos alimentos foi criada em…1275, 1977 ou 2001?”, sendo que esta última foi em gênero de brincadeira, pois o grupo de trabalho nunca tinha questionado sobre o assunto. Em relação à “Superalimentação”, talvez seja pela palavra “Super” que os alunos a identificavam como sendo uma coisa boa, continuando a dizer que era uma “alimentação saudável” ou “comer bem”. Após os mediadores repetirem, outra vez, o que é uma “Superalimentação”, e perguntarem se havia dúvidas, despediram-se dos alunos, informando que se iriam encontrar na semana seguinte, com outro tipo de atividades para fazer. A professora substituta agradeceu ao grupo a sua vinda, disse que correu bastante bem, e que, se o grupo precisasse de algo mais, que estava disponível para qualquer assunto.
Apesar da agitação de turma, o grupo considera que esta sessão correu bastante bem, pois os alunos lembravam-se dos conteúdos ensinados, e não foram malcriados ou mal comportados durante a mesma.
A sessão terminou por volta das 10h20.
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