O grupo de trabalho organizou estas sessões orais de avaliação com a finalidade de ter o feedback dos alunos relativamente ao projeto em que participaram com o objetivo de fazer uma avaliação do mesmo.
1ª Sessão Oral de Avaliação - Professora A
No
final das sessões ao ar livre, os alunos foram questionados acerca, não dos
conteúdos, mas das atividades em si. Desta forma, e de modo a avaliar o nosso
projeto, foram feitas perguntas como “Que atividades gostaram mais?”. Todos os
alunos quiseram responder, levantado o braço no ar, e responderam.
De todas as
respostas, as mais que reuniram maior consenso foram “os jogos no quadro”,
referindo-se ao jogo de tabuleiro das atividades em sala de aula; os “filmes”,
das sessões de Cinema, onde visualizamos vários vídeos sobre os conteúdos temáticos
do projeto; e os “jogos lá fora”, a penúltima sessão, realizada antes desta.
Outra questão identificava-se com a
matéria que consideravam mais fácil de perceber. Muitos meninos disseram que
consideraram fácil toda a matéria. Ainda assim, os temas dos Macro e
Micronutrientes e das funções dos nutrientes revelaram-se bastante acessíveis
de perceber, segundo os alunos.
Quando questionados sobre a matéria
que consideravam mais complicada, os alunos responderam a “superalimentação”,
bem como os nomes técnicos dos nutrientes, por exemplo, em vez de “proteínas”,
podem designar-se por “prótidos”.
Para finalizar, e de forma a
concluir e refletir sobre o projeto educativo, os mediadores fizeram a questão
“Gostaram deste projeto sobre a alimentação saudável?”. Quase toda a turma em
uníssono respondeu “Sim!”, sendo que muitos alunos disseram para o grupo de
trabalho voltar na próxima semana, tendo, inclusive, um aluno quase de joelhos
a implorar.
Esta sessão demorou menos de dez
minutos, tendo acabado antes das 10h30.
2ª Sessão Oral de Avaliação - Professora C
Esta sessão teve início às 12h00. As perguntas foram exatamente as mesmas que na sessão anterior, o que potenciou a semelhança na maioria das respostas.
As atividades que mais gostaram foram iguais à turma anterior, pois estas crianças identificaram as sessões dos filmes e das atividades lá fora como as eleitas.
A única diferença de respostas a apontar, em relação à outra turma, relaciona-se com o aspeto das matérias mais difíceis de perceber. Aqui, a grande maioria dos meninos da turma respondeu “as funções dos nutrientes” como o tema mais complicado.
Quando questionados se gostaram do projeto, todos os meninos disseram que sim. A professora perguntou “O que é que se diz?”, o que fez com que os meninos, ao mesmo tempo, quase gritassem “Obrigado!”.
Após a marcação da entrevista com a professora, a sessão deu-se por encerrada, por volta das 12h10.
3ª Sessão Oral de Avaliação - Professora B
Quando o grupo de trabalho chegou à sala de aula, por volta das 14h30, os meninos encontravam-se bastante mais calmos, em silêncio, lendo o folheto dado anteriormente. A professora Teresa disse que os alunos estavam mais calmos, e que o grupo de trabalho poderia dar início às perguntas.
Em relação à primeira pergunta, todos os alunos quiseram responder, sendo que, a maioria das respostas, relacionavam-se com as sessões de cinema, e os jogos em sala de aula, principalmente, todos os que envolviam perguntas.
No que diz respeito às atividades que os meninos consideram mais fáceis e difíceis, a maioria respondeu a roda dos alimentos, e as funções dos nutrientes, respetivamente.
Finalmente, quando questionados sobre a sua apreciação em relação ao projeto, todos os meninos disseram que gostaram e que foi muito divertido.
A sessão terminou às 14h45.
Sem comentários:
Enviar um comentário