terça-feira, 22 de maio de 2012

Sessões Orais de Avaliação

No final das Atividades ao Ar Livre, os alunos regressaram às suas salas e responderam a algumas perguntas.
O grupo de trabalho organizou estas sessões orais de avaliação com a finalidade de ter o feedback dos alunos relativamente ao projeto em que participaram com o objetivo de fazer uma avaliação do mesmo.

1ª Sessão Oral de Avaliação - Professora A



No final das sessões ao ar livre, os alunos foram questionados acerca, não dos conteúdos, mas das atividades em si. Desta forma, e de modo a avaliar o nosso projeto, foram feitas perguntas como “Que atividades gostaram mais?”. Todos os alunos quiseram responder, levantado o braço no ar, e responderam.

De todas as respostas, as mais que reuniram maior consenso foram “os jogos no quadro”, referindo-se ao jogo de tabuleiro das atividades em sala de aula; os “filmes”, das sessões de Cinema, onde visualizamos vários vídeos sobre os conteúdos temáticos do projeto; e os “jogos lá fora”, a penúltima sessão, realizada antes desta.

Outra questão identificava-se com a matéria que consideravam mais fácil de perceber. Muitos meninos disseram que consideraram fácil toda a matéria. Ainda assim, os temas dos Macro e Micronutrientes e das funções dos nutrientes revelaram-se bastante acessíveis de perceber, segundo os alunos.

Quando questionados sobre a matéria que consideravam mais complicada, os alunos responderam a “superalimentação”, bem como os nomes técnicos dos nutrientes, por exemplo, em vez de “proteínas”, podem designar-se por “prótidos”.

Para finalizar, e de forma a concluir e refletir sobre o projeto educativo, os mediadores fizeram a questão “Gostaram deste projeto sobre a alimentação saudável?”. Quase toda a turma em uníssono respondeu “Sim!”, sendo que muitos alunos disseram para o grupo de trabalho voltar na próxima semana, tendo, inclusive, um aluno quase de joelhos a implorar.

Esta sessão demorou menos de dez minutos, tendo acabado antes das 10h30.

2ª Sessão Oral de Avaliação - Professora C

Esta sessão teve início às 12h00. As perguntas foram exatamente as mesmas que na sessão anterior, o que potenciou a semelhança na maioria das respostas.

As atividades que mais gostaram foram iguais à turma anterior, pois estas crianças identificaram as sessões dos filmes e das atividades lá fora como as eleitas.

A única diferença de respostas a apontar, em relação à outra turma, relaciona-se com o aspeto das matérias mais difíceis de perceber. Aqui, a grande maioria dos meninos da turma respondeu “as funções dos nutrientes” como o tema mais complicado.

Quando questionados se gostaram do projeto, todos os meninos disseram que sim. A professora perguntou “O que é que se diz?”, o que fez com que os meninos, ao mesmo tempo, quase gritassem “Obrigado!”.

Após a marcação da entrevista com a professora, a sessão deu-se por encerrada, por volta das 12h10.

3ª Sessão Oral de Avaliação - Professora B

Quando o grupo de trabalho chegou à sala de aula, por volta das 14h30, os meninos encontravam-se bastante mais calmos, em silêncio, lendo o folheto dado anteriormente. A professora Teresa disse que os alunos estavam mais calmos, e que o grupo de trabalho poderia dar início às perguntas.

 Em relação à primeira pergunta, todos os alunos quiseram responder, sendo que, a maioria das respostas, relacionavam-se com as sessões de cinema, e os jogos em sala de aula, principalmente, todos os que envolviam perguntas.

No que diz respeito às atividades que os meninos consideram mais fáceis e difíceis, a maioria respondeu a roda dos alimentos, e as funções dos nutrientes, respetivamente.

Finalmente, quando questionados sobre a sua apreciação em relação ao projeto, todos os meninos disseram que gostaram e que foi muito divertido.

A sessão terminou às 14h45.





Sem comentários:

Enviar um comentário