Com o intuito de perceber a opinião da professora Aida em relação à execução e sucesso do projeto educativo, foi-lhe feita uma entrevista que visa diferentes pontos avaliativos, a mesma realizou-se no dia 28 de Maio por volta das 16h30 e durou, sensivelmente, oito minutos (ver anexo 30). Assim sendo, e tendo em conta a caracterização deste projeto, a entrevistada considera-o bastante importante, apesar de achá-lo um pouco avançado para o público-alvo a que está destinado. A professora refere que o tema da “Alimentação saudável” é sempre importante, e que os alunos receberam-no com bastante interesse, apesar de considerar que os nomes são muito técnicos para a idade deles, o que se torna um bocadinho avançado, essa história daqueles nomes todos.
Em relação às atividades executadas durante as sessões, a professora refere a ficha de avaliação como difícil, apesar de considerar, os jogos, completamente apropriados à idade deles, e é sempre uma coisa à qual eles respondem muito bem (…) muito motivador…Estas atividades baseavam-se em conteúdos que a escola defende e patrocina, como é o caso da alimentação saudável, através do “dia da Alimentação”, que é um dos projetos que a escola tenta efetuar anualmente, e que, de certa forma, alerta os alunos para a importância de se estudar conteúdos como a importância dos nutrientes, as suas funções, a relação destes com as práticas de alimentação saudável. Assim são feitas atividades como enfeitar o refeitório escolar, o que revela a importância de um projeto como “Mediação de Atividades para uma alimentação saudável - A importância dos nutrientes”, um trabalho pessoal com os alunos, importante, que, como a docente indica, não devia ser só um ano, vocês deviam cá voltar mais anos, pois as turmas estão sempre a rodar.
Para caracterizar o impacto do projeto, a entrevistada reforça a importância do regresso do projeto para o próximo ano letivo, como reforço, aos alunos do 4º ano, para as aprendizagens futuras, pois, como indica, todos estes conteúdos serão referidos nos próximos anos letivos. Com estes jovens estudantes do 4º ano, estudamos muitos assuntos, mas é muito pela base (…) no quinto ano, e no sexto, por ai fora, vocês vão estudar as mesmas coisas, não existem grandes novidades, mas só são encaradas com uma profundidade muito mais… é diferente. Apesar de não conseguir garantir, a entrevistada repete-se, dizendo várias vezes, que alguma informação fornecida pelos mediadores, deve ter sido apreendida pelos alunos, referindo que portanto acho que sim, alguma coisa deve ter ficado. Pelo menos, o bichinho para eles tentarem e pesquisarem mais… Refere ainda a importância que foi, para os alunos, receber os folhetos que reúnem informações básicas sobre os temas do projeto, construídos pelos membros de trabalho, caracterizando-o como engraçado e muito bem feito.
Para concluir, a entrevistada avalia positivamente a prestação dos mediadores, indicando alguma inexperiência dos mesmos, na interação com as crianças, pois, como afirma, isto de se lidar com crianças é uma coisa que se aprende com o hábito (…) não nasce connosco.
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