Tendo esta sessão o mesmo guião que a primeira, demonstrou-se bastante parecida, em vários pontos. O grupo de trabalho chegou à sala às 10h40, enquanto as crianças estavam no recreio. Quando tocou, e à medida que os alunos iam entrando, as reações foram idênticas às da turma anterior, pois todos os alunos demonstraram-se animados e entusiasmados com os mediadores, muitas das crianças cumprimentando-os e abraçando-os. Assim que a professora entrou, a turma acalmou de imediato. A professora cumprimentou os mediadores, relembrou aos alunos o que o grupo de trabalho fez nas outras sessões, e deu autorização para o início da sessão.
A sessão teve início às 11h05. Como na sessão anterior, os alunos demonstraram-se bastantes participativos no primeiro jogo, concluindo a ficha com rapidez, e pedindo ajuda sempre que necessário. O grupo sente que houve um pouco mais de dificuldade em responder a estas questões do que na outra turma, sendo que, como havia aqueles que terminavam a ficha, e ajudavam os colegas de carteira, houve outros que ainda se encontravam nas questões iniciais, não conseguindo responder à maioria.
O jogo educativo seguinte correu bastante bem, pois, apesar de terem sido divididos por grupos, o clima de turma prevaleceu, e todos se entreajudavam. No final, um dos grupos teve de vencer, mas não se criou qualquer clima de conflito. Como na turma anterior, os temas que criaram mais dificuldades voltaram a ser o da “Superalimentação” e da relação entre os alimentos e os nutrientes. Foi complicado com que toda a turma percebesse os malefícios provenientes de uma superalimentação, pois, após a explicação dos mediadores, alguns alunos ainda erraram a pergunta, no jogo seguinte.
O terceiro e último jogo correu bastante bem, pois todos os alunos participaram, tanto no quadro interativo, como na ajuda aos colegas questionados. As perguntas com maior dificuldade foram, exatamente, as mesmas da turma anterior, sendo que, apesar de, na outra turma, existir sempre um aluno que sabia as respostas, nesta isto não aconteceu, pois, quando a turma não sabia responder a uma questão, não sabia mesmo, criando um silêncio que os mediadores tinham de preencher, dizendo a resposta correta. Foram bastantes raras as situações em que isto aconteceu, mas os mediadores sentiram que, em comparação à primeira turma, esta tinha um pouco mais dificuldade em responder ás questões.
A sessão terminou às 12h20
Sem comentários:
Enviar um comentário