quinta-feira, 31 de maio de 2012

Avaliação das Aprendizagens


Nas sessões de avaliação aos alunos, com as atividades em sala de aula e as atividades ao ar livre, percebe-se que o projeto foi bem-sucedido, pois as crianças revelaram bastantes conhecimentos sobre os temas propostos ao longo de todos os jogos realizados durante as mesmas.

Nas atividades em sala de aula, muitos foram os progressos observáveis. Apesar de haver alunos que revelaram, ainda, algumas dificuldades, o facto é que, a grande maioria da turma, demonstrou conhecer bastante bem os temas, principalmente a roda dos alimentos, as regras de alimentação, os tipos e funções dos nutrientes, e até alguns nomes técnicos mais complicados os alunos conseguiram abordar. O grupo de trabalho realizou uma análise qualitativa e quantitativa  das fichas de avaliação aplicadas nesta sessão.

Das cinquenta e oito fichas de avaliação recolhidas pelo grupo de trabalho, observa-se que, na maioria dos alunos, houve uma melhoria na apropriação de conhecimentos, relativamente aos conteúdos apresentados. Nota-se, no primeiro exercício da ficha, que os alunos inquiridos já possuem bastantes conhecimentos sobre os tipos de nutrientes, sendo que, os mais conhecidos e utilizados/encontrados, foram as “vitaminas” e os “lípidos”, o que demonstra que, os nomes técnicos, tão receosos pelas professoras responsáveis, já entraram no vocabulário dos seus discentes. O menos utilizado no jogo é, curiosamente, o mais precioso e fundamental para a sobrevivência de um ser humano, a “Água”, que reuniu, apenas, vinte e três respostas.

Quando questionados acerca dos tipos de funções dos nutrientes, a grande maioria dos alunos, precisamente quarenta e nove, conseguiram responder à questão corretamente, completa, ou parcialmente, pois enquanto uns, só sabiam algumas funções, outros relacionava o tipo de função ao nome dos nutrientes, o que os baralhava.

A segunda questão,Escolhe um tipo das funções que escreveste e explica-o.”, revelou alguns dados importantes para perceber o impacto do projeto, como o facto da grande maioria dos alunos já conseguir responder corretamente sobre este tema, sendo que, a função “energética”, foi a mais explicada. Apenas um aluno não consegui explicar qualquer função dos nutrientes, uma vez que, a segunda função mais escolhida, foi a plástica, apesar de também ter sido a que revelou mais dificuldades em ser explicada.

Na terceira questão, as crianças tinham de relacionar dois alimentos que possuem a função escolhida anteriormente, o que se demonstrou fácil para a maioria dos alunos, pois quarenta e seis identificaram, sem grandes dificuldades, exemplos corretos de alimentos. Foram muito poucas as respostas em branco, ou completamente erradas.

A terceira atividade, que consistia em responder a um jogo de “Palavras Cruzadas”, revelou-se bem sucedido, pois, mais uma vez, a grande maioria dos alunos conseguiu responder acertadamente às questões, pondo de lado alguns erros ortográficos. Desta forma, identifica-se que os alunos já estão familiarizados com expressões como ”fibras”, “carne”, “água” ou “função reguladora”, sendo que, o único conceito menos respondido, identifica-se com a “função plástica”.

Concluindo, e tendo em conta que o objetivo principal destas fichas é a avaliação dos alunos, e averiguar o nível de conhecimentos dos mesmos, percebe-se que, este projeto educativo, foi bem sucedido, pois nota-se uma clara evolução da sabedoria, de todos os alunos, dos temas explicitados.

As atividades no recreio serviram para consolidar conhecimentos, pois o grupo de trabalho considera que, se existiam ainda algumas dúvidas, muitas foram respondidas nestas atividades.

É possível averiguar mais em pormenor todas as aprendizagens efectuadas pelos alunos nestas sessões, com a descrição minuciosa das mesmas feita pelo grupo de trabalho anteriormente.

Sem comentários:

Enviar um comentário