Nas sessões de avaliação
aos alunos, com as atividades em sala de aula e as atividades ao ar livre,
percebe-se que o projeto foi bem-sucedido, pois as crianças revelaram bastantes
conhecimentos sobre os temas propostos ao longo de todos os jogos realizados
durante as mesmas.
Nas atividades em sala de
aula, muitos foram os progressos observáveis. Apesar de haver alunos que
revelaram, ainda, algumas dificuldades, o facto é que, a grande maioria da
turma, demonstrou conhecer bastante bem os temas, principalmente a roda dos
alimentos, as regras de alimentação, os tipos e funções dos nutrientes, e até
alguns nomes técnicos mais complicados os alunos conseguiram abordar. O grupo
de trabalho realizou uma análise qualitativa e quantitativa das fichas de avaliação aplicadas nesta sessão.
Das cinquenta e oito
fichas de avaliação recolhidas pelo grupo de trabalho, observa-se que, na
maioria dos alunos, houve uma melhoria na apropriação de conhecimentos,
relativamente aos conteúdos apresentados. Nota-se, no primeiro exercício da
ficha, que os alunos inquiridos já possuem bastantes conhecimentos sobre os
tipos de nutrientes, sendo que, os mais conhecidos e utilizados/encontrados,
foram as “vitaminas” e os “lípidos”, o que demonstra que, os nomes técnicos,
tão receosos pelas professoras responsáveis, já entraram no vocabulário dos
seus discentes. O menos utilizado no jogo é, curiosamente, o mais precioso e
fundamental para a sobrevivência de um ser humano, a “Água”, que reuniu, apenas,
vinte e três respostas.
Quando questionados
acerca dos tipos de funções dos nutrientes, a grande maioria dos alunos,
precisamente quarenta e nove, conseguiram responder à questão corretamente,
completa, ou parcialmente, pois enquanto uns, só sabiam algumas funções, outros
relacionava o tipo de função ao nome dos nutrientes, o que os baralhava.
A segunda questão, “Escolhe um tipo das
funções que escreveste e explica-o.”, revelou alguns dados importantes para
perceber o impacto do projeto, como o facto da grande maioria dos alunos já
conseguir responder corretamente sobre este tema, sendo que, a função
“energética”, foi a mais explicada. Apenas um aluno não consegui explicar
qualquer função dos nutrientes, uma vez que, a segunda função mais escolhida,
foi a plástica, apesar de também ter sido a que revelou mais dificuldades em
ser explicada.
Na terceira questão, as crianças tinham de relacionar dois alimentos que
possuem a função escolhida anteriormente, o que se demonstrou fácil para a
maioria dos alunos, pois quarenta e seis identificaram, sem grandes
dificuldades, exemplos corretos de alimentos. Foram muito poucas as respostas
em branco, ou completamente erradas.
A terceira atividade, que consistia em responder a um jogo de “Palavras
Cruzadas”, revelou-se bem sucedido, pois, mais uma vez, a grande maioria dos
alunos conseguiu responder acertadamente às questões, pondo de lado alguns
erros ortográficos. Desta forma, identifica-se que os alunos já estão
familiarizados com expressões como ”fibras”, “carne”, “água” ou “função
reguladora”, sendo que, o único conceito menos respondido, identifica-se com a
“função plástica”.
Concluindo, e tendo em conta que o objetivo principal destas fichas é a
avaliação dos alunos, e averiguar o nível de conhecimentos dos mesmos, percebe-se
que, este projeto educativo, foi bem sucedido, pois nota-se uma clara evolução
da sabedoria, de todos os alunos, dos temas explicitados.
As atividades no recreio
serviram para consolidar conhecimentos, pois o grupo de trabalho considera que,
se existiam ainda algumas dúvidas, muitas foram respondidas nestas atividades.
É possível averiguar mais
em pormenor todas as aprendizagens efectuadas pelos alunos nestas sessões, com
a descrição minuciosa das mesmas feita pelo grupo de trabalho anteriormente.
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