terça-feira, 29 de maio de 2012

Entrevista de Avaliação - Professora B e Coordenadoras


        As sessões com a professora Ana, responsável por uma turma do 4ºano, foram acompanhadas, a terceira, pela professora Rosa, e a quarta, pela professora Teresa, o que fomentou a importância em agrupar as três docentes nesta entrevista de avaliação do projeto, que se realizou no dia 28 de Maio por volta das 10h30 e teve a duração de quinze minutos. 

Com o intuito de caracterizar o projeto, a professora Ana considera o tema pertinente, pois (…) é sempre uma mais-valia terem mais conhecimento; a docente Rosa acha-o interessante, um projeto assim é interessante, porque é um tema que devemos falar cada vez mais, pois, como refere, (…) algo vai mal com a alimentação das nossas crianças. Destaca-se, desta forma, a importância de um projeto sobre este tema, para a vida saudável dos jovens estudantes, que funciona como parte de uma equipe com um bem comum, equipa esta constituída pela escola, pois, como refere a docente Ana, apesar de nós, na escola, temos sempre falado nesse tema (…), e pelo Governo Português, através de projetos como o Regime de Fruta Escolar (RFE) que pretende através da distribuição gratuita de uma peça de fruta, duas vezes por semana, se reforcem as práticas alimentares mais saudáveis; o Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE), que tem, como objetivo, o de desenvolver e aplicar estratégias para promover e melhorar práticas para melhorar a saúde de toda a comunidade educativa escolas, e não apenas das crianças; ou o PASSE – Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar, que visa contribuir para as práticas de uma boa alimentação, relacionando-as com a saúde.

No que diz respeito à estrutura e planeamento do projeto, todas as docentes aprovam a sua sequência, pois, como refere a professora Ana, achei sempre que havia um bom encadeamento das (…) [atividades]. Continuando no aspeto da sequência de atividades, a docente Rosa afirma que (…) percebe-se que houve uma sequência de trabalho e conteúdos…As atividades foram interessantes, bem planeadas, que conseguiram motivar os alunos, lembrar conteúdos dados, e que, no final, serviu para enriquecer (…) o que está no currículo.

O tema da alimentação saudável, rico em informações, proporcionou ao grupo de trabalho, um variado leque de temas, escolhidos a partir dos testes diagnósticos realizados pelos alunos, na primeira sessão. Assim sendo, e pegando nos temas que surtiam maiores dificuldades nas crianças, os mediadores do projeto decidiram estudar e analisar assertivamente o tema dos “Nutrientes”, e a importância destes para o bem-estar do ser humano, ao mesmo tempo que o correlacionavam com a importância de uma alimentação variada e equilibrada, que respeite a roda dos alimentos, e combata os malefícios de uma superalimentação. Tendo em conta todos estes temas e conteúdos, as professoras foram unanimes em afirmar a importância e relevância dos mesmos, sendo que a professora Rosa aumentou a utilidade do projeto, ao afirmar que este é um tema que devemos falar cada vez mais (…) somos o segundo país do mundo com crianças mais obesas (…). A professora Ana referiu a importância deste projeto, ao mencionar que acha essencial as crianças começarem a ter noção, desde pequenos, dos nomes mais técnicos dos nutrientes, e de outros constituintes dos alimentos, pois é necessário que os alunos tomem um pouco dessa consciência, que é também preciso ler aquelas letrinhas pequeninas.

O impacto de todas as sessões foi, sem dúvida, bastante gratificante, tanto para os alunos, como para os mediadores e professoras, pois, os primeiros, gostaram imenso do projeto, aprenderam muito, como se pôde observar através do feedback dos mesmos, sendo que a coordenadora da Escola Mello Falcão, a professora Teresa, chegou a afirmar que mesmo no jogo se viu (…) perguntas mais difíceis já respondiam. 
Em relação aos mediadores, como as entrevistadas referem, era com bastante agrado que estes eram recebidos pela turma, pois (…) a vossa chegada já demonstrava grande agrado por parte deles, o que já nos diz muita coisa, (…)  por aí se mostra que eles gostavam de vos ter na turma. As entrevistadas concordaram também na avaliação dos mediadores, pois todas referem a boa relação que conseguiram manter, com os estudantes do 4º ano, pois conseguiram agarrá-los, sempre que houve intervenção da vossa parte, eles acataram…, e entre os dois membros do grupo, senti que vocês não se sobrepunham, e quando um se sobrepunha, calava-se logo, o que é ótimo (…) vocês tiveram esse cuidado, e eu reparei nesse pormenor.

Para concluir, a professora Ana reúne, numa afirmação, dois dos grandes objetivos do grupo de trabalho, por um lado, a atenção dos alunos na apresentação dos conteúdos, por outro, conseguir o respeito da turma, pois refere que eles tiveram sempre bastante interessados ao longo das sessões que eu tive e tanto um como o outro conseguiram ser e fazerem-se ouvir bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário